Tribunal de Contas reúne 43 municípios para conhecer realidade da região

Ciclo de Debates ocorreu nesta quinta-feira em Votuporanga

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Tribunal de Contas reúne 43 municípios  para conhecer realidade da região

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reuniu nesta quinta-feira, 10, prefeitos, presidentes de Câmaras, além de lideranças políticas em mais um Ciclo de Debates.

O evento que aconteceu na Câmara de Votuporanga, reuniu 420 pessoas, dentre elas representantes de 43 municípios da região de Fernandópolis, sendo 21 Prefeitos e 21 Presidentes de Câmaras, além de líderes políticos, autoridades públicas e representantes da sociedade civil.
O Ciclo foi aberto pelo presidente do Tribunal de Contas Antonio Roque Citadini que se reuniu antes com os Prefeitos presentes para tratar de demandas da região.

Na oportunidade, Roque Citadini destacou o quanto o Ciclo de Debates é importante para dialogar com os municípios jurisdicionados da Corte de Contas. 
“Os Ciclos de Debates do Tribunal de Contas que há quase 30 anos são realizados no interior do estado de São Paulo, este ano está sendo sediado em municípios fora das sedes Regionais, dos nossos Escritórios. Com isso, o Tribunal procura se aproximar mais ainda dos seus jurisdicionados e trazer Prefeitos, Vereadores e gestores públicos para um lugar mais perto das boas práticas de gestão municipal”, ressaltou o Presidente da Corte.
Durante o Ciclo foram debatidos temas essenciais à administração e à gestão pública dos municípios paulistas. Participaram da mesa de abertura, além do Conselheiro-Presidente, o Conselheiro-Corregedor, Dimas Ramalho; o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli; o Conselheiro Substituto-Auditor, Valdenir Antonio Polizeli; a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; o Diretor Técnico da Unidade Regional de Fernandópolis (UR-11), Valdir Martino. Também estiveram presentes na mesa, o Prefeito de Votuporanga, Jorge Augusto Seba; o Presidente da Câmara de Votuporanga, Daniel David; o Prefeito de Fernandópolis, João Paulo Sales Cantarella; e o Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena. Também prestigiou o evento o Deputado Estadual, Carlão Pignatari, que participou da reunião com os Prefeitos que antecedeu os debates.
“Nesse contato pessoal que nós temos, você aproxima o Tribunal dos municípios. E nós também do Tribunal de Contas conhecemos os problemas reais. E a reunião com os Prefeitos que o Presidente Roque instituiu é muito importante também porque se trata de um panorama real das dificuldades da região”, destacou o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho.
“É melhor orientar, estar próximo do que ter que fiscalizar e punir posteriormente. Portanto, esse papel orientativo do Tribunal de Contas me deixa absolutamente feliz e reconheço aqui na Presidência do Roque Citadini uma postura bastante próxima de orientar as administrações públicas pelo estado de São Paulo”, disse o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli.
Após a abertura, os debates se estenderam para a mesa técnica que orientou, discutiu e tirou dúvidas quanto aos cuidados que devem ser tomados na gestão, as ações da fiscalização da Corte, conceitos, a importância e os critérios avaliados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento e assuntos voltados às Câmaras Municipais.
Participaram da mesa, o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, responsável pela mediação dos debates; os Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; o Diretor Técnico da UR-11, Valdir Martino; o Diretor Técnico da 1ª Diretoria de Fiscalização (DF-1), Gabriel Marchi da Silva; o Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel; e o Chefe Técnico da Fiscalização da UR-11, Ruimares Antonio Bianconi Perez.
A 29ª edição do Ciclo de Debates promovido pelo TCESP continuará na sexta-feira, 11, às 10h00, em Catanduva com os municípios da área da Regional do Tribunal de Contas de Rio Preto.