Câmara aprova e prefeito sanciona lei que torna obrigatório oração do Pai Nosso nas escolas de Rio Preto

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Câmara aprova e prefeito sanciona lei que torna obrigatório oração do Pai Nosso nas escolas de Rio Preto

-(matéria atualizada) - A Câmara de Rio Preto aprovou nesta terça-feira, 1º, um projeto de lei que obriga a oração do Pai-Nosso nas escolas públicas e privadas do município. O projeto, de autoria do presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), foi aprovado em segunda discussão, quanto ao mérito.

Agora, o texto segue para sanção ou veto do prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL). Em caso de veto, a Câmara voltará a discutir a decisão do Executivo.

De acordo com a proposta, a oração deve ser realizada nas instituições de ensino pelo menos uma vez por semana. Em outro artigo, a proposta estabelece que o aluno que não desejar participar da oração poderá ser dispensado do ato e permanecer na sala de aula, devendo apresentar à direção uma declaração assinada pelos responsáveis manifestando sua opção de não participação. A iniciativa ainda prevê que as despesas decorrentes da execução da presente lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento da Prefeitura.

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), sancionou nesta quarta-feira, 2, a lei que obriga a oração do Pai-Nosso em escolas públicas e particulares da cidade. O projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara, Luciano Julião (PL) foi aprovado na sessão desta terça, 1º de abril, com 18 votos favoráveis e quatro contrários. Segundo a assessoria do chefe do Executivo, o prefeito concorda com a proposta e por isso irá transformá-la em lei.