Polícia Civil desmantela grupo chantagista que fazia ataques à reputação e discursos de ódio

Investigação foi conduzida pela Delegacia Seccional de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Polícia Civil desmantela grupo chantagista que fazia ataques à reputação e discursos de ódio

Duas pessoas responsáveis por ataques à reputação foram presas pela Polícia Civil de São Paulo, em operação na madrugada desta terça-feira, 1º. Seus bens foram sequestrados para ressarcir as vítimas (danos materiais e morais) e todas as redes sociais bloqueadas

A Polícia Civil, por meio de investigação criminal conduzida pela Delegacia Seccional de Fernandópolis, após 10 meses e investimento de recursos públicos, chegou no núcleo do autodeclarado Boca de Glamour, um grupo de chantagistas que se ocultava nas redes sociais para difundir falsas notícias (fake news) com o fim exclusivo de desinformar a sociedade e extorquir vítimas, em sua maioria empresários e seus familiares. Após publicar uma primeira notícia inverídica ou de ódio, o grupo procurava a vítima e seus familiares para exigir dinheiro para cessar as divulgações.

Primeiro, o grupo exigia dinheiro para não perturbar as vítimas com nota em veículos digitais de notícias; depois, o grupo exigia dinheiro para não divulgar falsas notícias, que impactariam empresas e reputações; por fim, o grupo exigia dinheiro, sob pena de os ataques atingirem os familiares da vítima. Todas essas chantagens eram anônimas, por meio de redes, conexões internacionais, uso de VPNs e de fintechs para lavagem de dinheiro e dificultar o rastreamento e identificação. Os bens da dupla foram apreendidos e todas as contas utilizadas nas redes sociais foram desativadas. Os dois, um homem e uma mulher, foram detidos e encaminhados à Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto.

 

(Por Samuel Leite)