O Ministério da Agricultura e Pecuária revogou a medida que previa a obrigatoriedade dos carimbos com data de validade na casca de ovos. No inicio da semana, o Ministério havia prorrogado de março para setembro o prazo para a regra entrar em vigor. Nesta sexta-feira, a exigência foi revogada.
A exigência, que foi alvo de críticas de produtores e de políticos, seria válida para ovos a granel, vendido soltos em feiras, padarias e demais estabelecimentos, e não para os que vêm vendidos em embalagens. Também seria necessário informar o número de registro do estabelecimento produtor.
A revogação da medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28. Segundo o ministério, a decisão tem como objetivo aprofundar o debate com a sociedade civil e o setor produtivo sobre a oportunidade e a conveniência de sua implementação.
O tema gerou grande repercussão após a elevação do preço dos ovos, motivada por alterações climáticas e pelo aumento em sua procura devido à alta no valor cobrado pelas carnes bovinas. A Quaresma (quando católicos consomem mais ovos) e o alto patamar do dólar também têm impactado no preço final do produto.