Eleitores de Neves Paulista voltam às urnas em abril para eleger novo prefeito

Reginaldo Guinu, o mais votado na eleição de outubro de 2024, teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Eleitores de Neves Paulista voltam às urnas em abril para eleger novo prefeito

O TRE - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - marcou nova eleição para prefeito em Neves Paulista, cidade a 108 km de Fernandópolis, para o dia 6 de abril. O candidato a prefeito Reginaldo Paulino da Silva, conhecido como Reginaldo Guinu (PL), alcançou o maior número de votos nas urnas em outubro de 2024, mas teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por condenação criminal.

O Presidente da Câmara Municipal de Neves Paulista, Edenilson Alexandre Roselli (Republicanos), assumiu interinamente a Prefeitura. Com a decisão do TRE, os partidos terão até o dia 7 de março para registrar os candidatos para concorrer na eleição. A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 8 de março.

O município, que faz parte da Região Metropolitana de Rio Preto, tem 9.690 habitantes e teve quatro candidatos a prefeito. Reginaldo Guinu conseguiu 38,55% dos votos, ou seja, 2.020 votos.

Conforme o TRE, Reginaldo Paulino da Silva, da coligação Renova Neves (Podemos, PL e União Brasil) teve indeferido o pedido de registro da candidatura em setembro de 2024. Ele recorreu ao TRE-SP, que manteve a decisão da 1ª instância.

Segundo o processo, Reginaldo foi condenado pela prática do crime de furto qualificado privilegiado. A pena imposta foi cumprida em 16/4/2020, razão pela qual configurou-se a inelegibilidade, que impede a elegibilidade pelo período de oito anos após o cumprimento da pena.

O candidato recorreu da decisão, mas o TSE negou seguimento ao recurso em dezembro de 2024, ficando mantido o indeferimento do registro. Com isso, os eleitores de Neves Paulista retornarão às urnas em 6 de abril para escolher o novo prefeito