Operação da Polícia Federal em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Roraima que investiga a venda ilegal de armas de fogo e munições cumpriu mandado de busca e apreensão em Fernandópolis, onde dois filhos de um dos envolvidos cursam medicina.
Foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira, 23, com a mobilização de mais de 80 policiais.
O deputado estadual Rarison Barbosa (PMB) e o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Miramilton Goiano de Souza, são alvos da Polícia Federal em duas operações
Pela manhã, agentes federais estiveram na casa do coronel, no bairro Cinturão Verde, zona Oeste de Boa Vista. Além dele, outros policiais também são alvos da operação. Rarison Barbosa é policial penal.
Dois filhos do coronel Miramilton, que são policiais penais, também são alvos de buscas da PF. Eles cursam medicina na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, onde agentes federais cumprem duas ordens de apreensão.
Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado disse que foi surpreendido, que desconhece os motivos pelos quais foi associado a operação e que nunca teve envolvimento com atividades ilícitas, "especialmente no que diz respeito ao comércio de armas".
"Tenho plena confiança na Justiça e na atuação das instituições responsáveis pela apuração dos fatos. Neste sentido, sigo cooperando de maneira proativa para que todas as circunstâncias sejam elucidadas o mais rápido possível", disse o parlamentar.
Em nota, publicada nas redes sociais, o comandante negou qualquer participação em crimes e não foi chamado para prestar esclarecimentos. Disse ainda que "sempre pautou sua atuação profissional pelo mais estrito cumprimento da lei" e que por ser policial militar tem armas legalizadas, além de registro de CAC
Na investigação, a PF identificou "uma intensa negociação de munições e armamentos pelos suspeitos", que ocorriam de forma ilegal.
O coronel Miramilton Goiano ocupa o mais alto posto da PM de Roraima desde fevereiro de 2023 quando foi nomeado pelo governador Antonio Denarium.