Geração de mídia e lacração das urnas inicia na terça-feira, 24
Os Cartórios da 150ª Zona Eleitoral de Fernandópolis e o da 302ª Zona Eleitoral da Comarca que abrange os municípios de Meridiano, Pedranópolis, Macedônia, Indiaporã, Ouroeste e Guarani d´Oeste, iniciam na terça-feira, 24, o processo de preparação das urnas eletrônicas para a votação nas eleições municipais de 2024.
Para esta data foi marcada a cerimônia pública de geração de mídias e preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições municipais.
Em Fernandópolis serão utilizadas 154 urnas nas seções eleitorais mais as reservas.
A cerimônia pública consiste na inserção, por meio das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitores, candidatos nas máquinas.
O trabalho também inclui o teste de funcionamento dos equipamentos, que têm todas as portas de acesso físico lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. A previsão do término da atividade é até 4 de outubro, antevéspera do pleito.
Durante o período de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas, a conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das federações e coligações.
Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e serão transportadas para os locais de votação no dia do pleito.
Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro, data das eleições, porque os sistemas estão programados para permitir que ela só funcione durante o dia e horário da votação.