O 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior em Fernandópolis tem novo comandante. A posse do Tenente Coronel Ivan César Belentani ocorreu nesta sexta-feira, 6. Ele substitui o Coronel Mário Siconeli que se aposentou.
Com 47 anos de idade, o novo comandante possui mais de 29 anos de serviço público. Ingressou na Polícia Militar em 6 de março de 1995, no Curso de Formação de Oficiais, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, de onde saiu aspirante Oficial PM em 05 de dezembro de 1998.
Nos últimos meses, Belentani vinha atuando no comando do 17º Batalhão da Polícia Militar em Rio Preto.
CARREIRA
Filho de Policial Militar, nascido em 26 de Setembro de 1976, na cidade de Fernandópolis, o Tenente Coronel PM Belentani possui vasto e admirável histórico profissional, pautado nos valores da Polícia Militar do Estado de São Paulo e na data de hoje, com certeza realiza um grande sonho profissional de finalmente comandar o Batalhão com sede em sua terra natal, deixando seu pai, o veterano Antonio Belentani (in memoriam), sua mãe Zulmira, sua esposa Patrícia, sua filha Ana Clara e todos os seus familiares e amigos muito orgulhosos.
O Tenente Coronel Belentani é Graduado e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Polícia Militar do Estado de São Paulo (1998 e 2018). Graduado em Direito - Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Especialista em História e Filosofia da Maçonaria - Centro Universitário Internacional (2019). Especialista em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde - Universidade Estácio de Sá (2020). Especialista em Direito Constitucional - Faculdades Legale (2020). Especialista em Gestão de Planos de Saúde - Faculdade Dom Alberto (2023). Pós-graduando em Direito Médico e Hospitalar - PUC/Rio. Professor de Direito Penal e de Processo Penal na Universidade Brasil, Campus Fernandópolis/SP. Presidente da Associação Policial de Assistência à Saúde (APAS) de Fernandópolis, Operadora de Plano de Saúde em modalidade Autogestão. Membro da Loja Maçônica Castro Alves II, n 273, de Fernandópolis/SP.
O Comandante possui as seguintes Medalhas e Condecorações:
- Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (2024);
- Medalha Valor Militar em Grau Prata, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2024);
- Medalha Monsenhor Gonçalves, Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C - São José do Rio Preto/SP (2023);
- Colar Heróis de 32 - Tributo ao Pantheon, Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. - Ibirapuera - São Paulo/SP (2020);
- Medalha Mérito da Inteligência, Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2020);
- Diploma de Mestre Instalado da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (2019);
- Medalha Dr. Synésio de Mello Oliveira, Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. - São José do Rio Preto/SP (2019);
- Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2014);
- Láurea de Mérito Pessoal em 2º Grau, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2009);
- Láurea de Mérito Pessoal em 3º Grau, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2003);
- Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2002);
- Láurea de Mérito Pessoal em 5º Grau, Polícia Militar do Estado de São Paulo (2000);
- Medalha Mérito e Dedicação, Diretório Acadêmico XV de Dezembro - Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1998).