26 de agosto é o Dia Mundial do Cachorro. O Detran.SP, aproveita para orientar como transportar o pet em segurança e evitar multas. O melhor amigo do homem merece os melhores cuidados em todos os momentos, inclusive quando está sendo transportado de carro.
O que não pode é deixar o animal solto no veículo, situação que pode ser um risco tanto para o condutor quanto para o cão.
À deriva no veículo, o cachorro pode se aventurar pela janela, subir no colo ou se esgueirar entre os braços e pernas do condutor, o que, por elevar os riscos de distração, perda de controle ao volante e acidente. Isso configura infração média, com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16 segundo o artigo 252 do CTB.
Outra infração que pode ocorrer ao transportar cães está prevista no artigo 235 do CTB. Diz respeito a uma prática bem comum entre os cachorros, quando não estão presos por dispositivo de segurança: colocar a cabeça para fora do automóvel durante a viagem.
Essa infração é grave, resultando na adição de cinco pontos na CNH e em uma multa de R$ 195,23. De acordo com informações do Detran-SP, “neste ano, oitenta motoristas foram autuados no Estado por essa infração, número que sobe para 119 no acumulado desde 2020”.
Mas o animal solto no automóvel não corre riscos apenas ao colocar a cabeça para fora, todo o transporte sem cadeirinha ou caixa pode ser danoso para o cão.
Para transportar um cachorro no carro, é importante ter em conta o seguinte:
- Usar um cinto de segurança para cães, um assento do tipo cesto ou ainda a caixa especificas para o transporte com segurança.
- Prestar atenção a como o animal está preso ao cinto ou ao assento para que não se mova livremente em caso de colisão ou travagem brusca
- Evitar que o animal fique com a cabeça para fora do carro, pois isso é proibido por lei e aumenta o risco de entrar insetos ou ciscos nos olhos do cão
- Manter o ambiente dentro do carro confortável para o animal, evitando deixá-lo exposto ao calor excessivo ou ao frio intenso
- Garantir que o transporte do animal não atrapalhe o motorista ou tire a sua atenção.
Cachorro com a cabeça para fora do carro pode gerar multa ao condutor