Aprovada adesão de Fernandópolis ao consórcio intermunicipal “Noroeste Paulista”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aprovada adesão de Fernandópolis ao consórcio intermunicipal “Noroeste Paulista”

A Câmara aprovou projeto do prefeito André Pessuto que autoriza a adesão do município de Fernandópolis ao consórcio regional denominado Cinorp – Consórcio Intermunicipal do Noroeste Paulista.

Esse consórcio foi criado no início do ano reunindo os municípios de Votuporanga, Alvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Macaubal, Meridiano, Monções, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul e Valentim Gentil.

No encaminhamento do projeto, o prefeito justificou que “a associação de municípios em consórcio, poderá oferecer melhor atendimento às áreas envolvidas e em consequência reduzir gastos”.

Entre outras coisas, o consórcio pode, por exemplo, efetuar a compra de medicamentos em grande escala em parceria com os municípios integrantes. Isso também se aplica à ampliação de consultas, exames, diagnósticos e captação de recursos, sendo uma ferramenta de inclusão social e transparência que possibilita alavancar investimentos.

Fernandópolis e região tem exemplos bem-sucedidos de consórcio entre municípios em busca de soluções para problemas comuns.

O Cinorp pretende ser mais uma ferramenta para os municípios tratarem problemas comuns de forma conjunta, mais técnica. Como diz o prefeito Jorge Seba, onde o consórcio surgiu, “este novo modelo de consórcio público passa a ser multifinalitário, permanecendo o setor de meio ambiente e incluindo as áreas da saúde, educação, iluminação pública, agricultura, turismo, social e cultura”.

No Estado de São Paulo existem 268 consórcios e que abrangem mais de 10,2 milhões de pessoas.

SAÚDE E TURISMO

Fernandópolis já participa de dois consórcios regionais. O mais antigo é  Cisarf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis -  que  reúne 13 municípios (Fernandópolis, Estrela D’Oeste, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Turmalina e Meridiano) criado em 2003, inicialmente era para suprir a ausência do estado no atendimento de especialidades médicas.

Hoje o Cisarf cresceu e assumiu caráter mais administrativo na gerência de órgãos como SAMU, parte da UPA e o CAPS AD. O RH se multiplicou ao longo dos 20 anos. De 8 funcionários no início, hoje são 122, sem contar os médicos.

O Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística Maravilhas do Rio Grande é mais recente e foi criado para desenvolverem ações comuns visando o desenvolvimento do turismo regional. Esse consórcio reúne 14 municípios, incluindo Fernandópolis.