Foi inaugurado na noite de quinta-feira, 15, em Fernandópolis o primeiro Necrim - Núcleo Especial Criminal – dentro de um campus universitário. A solenidade atraiu autoridades do município e da região no campus da Universidade Brasil.
Por meio de acordo de cooperação entre a Polícia Civil de São Paulo e a Universidade Brasil, o Necrim será uma importante ferramenta de vanguarda para atender a população de Fernandópolis e para se tornar campo de estágio oferecido aos estudantes do curso de Direito, unindo a teoria e a prática em ambientes tecnológicos e modernos, ampliando o seu aprendizado, celebrou a UB em suas redes sociais.
O Necrim – Núcleo Especial Criminal – já funciona em Fernandópolis desde 2013 junto a Delegacia Seccional de Polícia. De acordo com o delegado seccional Everson Conteli, o Núcleo objetiva a resolução pacífica de conflitos decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo, previstos no ordenamento jurídico como passíveis de pena máxima de até dois anos de detenção, como lesões corporais leves, ameaças, injúrias, danos e outros delitos, desde que a ação penal pública seja condicionada ou privada.
O diretor do campus da Universidade Brasil em Fernandópolis Luiz Pontel destacou que a instalação do Necrim dentro da universidade representa uma iniciativa importante para o mundo acadêmico. “Mais um campo de estágio para os nossos estudantes que poderão aliar a teoria à prática e para a população que disporá de mais um serviço”.
A inauguração do Necrim no campus da Universidade Brasil prestou uma homenagem ao delegado diretor do Deinter-5, José Luiz Ramos Cavalcanti. “Receber essa homenagem é uma honra porque o Necrim fica dentro de uma universidade”, citou.
“O homenageado é um pacificador nato, um líder, portanto, uma justa homenagem”, enfatizou o delegado seccional Everson Conteli.
O juiz de Direito Mauricio Ferreira Fontes destacou que essa unidade do Necrim vem para colaborar para ajudar na pacificação social. “O ideal de justiça é de cidadãos satisfeitos ao alcançarem acordo. Esse núcleo vai contribuir mais para a pacificação”, reforçou.
O prefeito André Pessuto fez alusão ao fato de ser a primeira Universidade do Brasil a implantar essa parceria e coloca Fernandópolis na vanguarda.
Autoridades marcaram presença na inauguração do Necrim na Universidade Brasil