A partir de hoje, o Estado de São Paulo irá substituir a emissão da primeira via de RG e passa a expedir somente a CIN - Carteira de Identidade Nacional.
O serviço será realizado nos postos do Poupatempo e nas unidades geridas pelo Instituto de Identificação, órgão vinculado à Polícia Civil.
Para isto, haverá ampliação para mais canais de agendamento: além do app Poupatempo, SP.GOV.BR, o serviço será oferecido no portal, totens e WhatsApp do programa.
A partir de 2032, a Carteira de Identidade Nacional será o único documento válido nacionalmente. Até lá, o documento RG dos estados continua válido, porém, sem pressa, o cidadão paulista deverá fazer a mudança para a CIN.
A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, eliminando uma possível duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.
O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A versão digital estará disponível no aplicativo GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Para solicitar a CIN no estado de São Paulo será necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR, estar em situação regular na Receita Federal. Caso seja identificada uma divergência na base de dados da Receita Federal, ou o cidadão ainda não tenha CPF, será ofertado, excepcionalmente, o RG estadual como opção de documento.
Em todas as outras situações, será emitida a CIN. Para menores de 16 anos, o responsável legal deve acompanhá-lo levando um documento de identificação original e cópia.
Para obter a CIN, o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).