A Polícia Ambiental de Fernandópolis confirmou nesta quinta-feira, 27, a denúncia recebida de maus tratos contra animal no bairro Coester em Fernandópolis.
Durante a averiguação, os policiais encontraram um cachorro de porte grande na calçada da residência. Ele estava coberto por um cobertor e havia água, comida e leite fornecidos pelos vizinhos. O animal que tinha ferimentos em seu corpo, apresentava desidratação e acabou vindo a óbito após ser atendido no Centro de Zoonoses.
Com apoio da médica veterinária do Centro de Zoonoses de Fernandópolis, ficou constatado que o animal estava doente há vários dias, além de estar em estado de magreza e fraqueza muscular.
Diante do quadro em que encontrava o animal, a médica veterinária elaborou o laudo apontando maus tratos contra animais. Como não havia ninguém na residência, os policiais ambientais conseguiram com vizinhos identificar a tutora do animal e foram até o local onde ela se encontrava, quando foi cientificada da fiscalização da Polícia Ambiental.
A tutora relatou que não possui condições financeiras para cuidar do animal, porém tinha tentado entrar em contato via telefone com uma clínica pet e Centro de Zoonoses. Informou ainda que, devido aos uivos de dor do animal, na madrugada, decidiu coloca-lo na calçada.
Ocorrência encaminhada até o Distrito Policial, onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência de averiguação de maus tratos a animais. Posteriormente, foi encaminhada pela médica veterinária laudo informando do óbito do animal devido à desidratação e dos ferimentos que apresentados.
Diante das circunstâncias, foi lavrado em desfavor da infratora Auto de Infração Ambiental com base na lei de maus tratos contra animais.