Operação da PF contra o contrabando de eletrônicos faz apreensões estimadas em R$ 1 milhão

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Operação da PF contra o contrabando de eletrônicos faz apreensões estimadas em R$ 1 milhão

A Polícia Federal de Jales deflagrou na manhã desta quinta-feira, 13, a “Operação Oryza”, para reprimir a prática de crimes de contrabando de produtos eletrônicos, principalmente celulares. A operação foi comandada pelo delegado Eric Alexandre Burger.

Nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Jales foram cumpridos na cidade de Votuporanga em cinco unidades de conhecida loja que atua também na venda pela internet e também em endereços residenciais relacionados ao proprietário. Um veículo com placa com Paraguai foi apreendido.

De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas após uma série de apreensões de produtos eletrônicos sem origem comprovada e nota fiscal em pontos diferentes do país e todas elas estavam relacionadas com essa empresa de Votuporanga. Com base nessas informações os agentes federais passaram a apurar a prática do crime de descaminho e também de associação criminosa.

Durante a operação desta quinta, dezenas de produtos, principalmente celulares, com origem duvidosa, foram apreendidos. A estimativa da PF é de que a empresa comercializava mais de mil produtos por mês por meio de marketplaces conhecidos, como o Mercado Livre, Shopee, dentre outros, movimentando milhares ou até milhões de reais sem o devido recolhimento de impostos, o que configuraria crime contra a ordem tributária.

A soma das penas máximas dos crimes pode chegar a sete anos de reclusão, além do perdimento das mercadorias e das consequências na área fiscal.

Além da grande quantidade de mercadorias apreendidas, outro fato que chamou a atenção foi a apreensão de um veículo com placas do Paraguai que vinha sendo utilizado pelo investigado para transitar em Votuporanga. O veículo foi apreendido e o investigado também responderá inquérito policial devido à importação ilegal.

Ao final das diligências  foram contabilizados aproximadamente 479 equipamentos eletrônicos apreendidos, sendo em sua maioria aparelhos celulares novos de diversas marcas com valor estimado de venda de mais de um milhão de reais, além de um veículo estrangeiro com placa de identificação do Paraguai.

Veículo com placa do Paraguai foi apreendido em Votuporanga