12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Fernandópolis, o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – promoverá uma série de palestras para reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e outras violações.
A mobilização social inclui ações que serão realizadas em três diferentes momentos e os formulários para inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas até o dia 5 de junho.
Para o dia 10, das 08h às 17h, no auditório do Paço municipal, está agendada a capacitação com profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social. O evento contará com palestras, confraternização e oficinas práticas, com temas voltados à prevenção e combate ao trabalho infantil.
Para o dia 11, o ‘evento de combate ao trabalho infantil com famílias, profissionais e autoridades’ terá início às 19h no auditório do Paço Municipal, voltado a alunos da rede de ensino municipal, estadual, usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social - , famílias, profissionais da rede protetiva e autoridades.
No encerramento das ações, dia 12, a palestra terá como tema a ‘sensibilização quanto ao enfrentamento e prevenção do trabalho infantil para o comércio em geral’. O evento terá início às 8h na sede da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis, tendo como público-alvo os comerciantes e a comunidade em geral. Ao final haverá a distribuição de material impresso para que cada comerciante possa expor no seu comércio para a população ter acesso. Todas as palestras serão ministradas por Ismael de Córdova.