Região de Fernandópolis tem 11 vezes mais gado e galinha do que gente

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Região de Fernandópolis tem 11 vezes mais gado e galinha do que gente

A região de Fernandópolis composta por 11 municípios que integram o EDA – Escritório de Defesa Agropecuária - tem 11 vezes mais animais criados na zona rural do que pessoas morando nas cidades. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal, do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – referente a 2022.

A população residente nos municípios de Fernandópolis, Estrela d´Oeste, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, São João das Duas Pontes e Turmalina, conforme censo do IBGE de 2022, chega a 115,5 mil habitantes. Já o conjunto somado de bovinos, galinha, porco, cabrito, cavalo, ovelha, entre outros, chega a 1,3 milhão de animais.

A avicultura hoje reúne o maior contingente de animais na região de Fernandópolis. O total de galináceos (galinhas, galos, frangos, frangas, pintos e pintainhas) chega a 921 mil, das quais 104 mil são galinhas. Desse total, o maior número está em Pedranópolis com 461 mil aves.

Fernandópolis tem 71.186 habitantes. Já o número de animais chega a 168,5 mil cabeças, a maior quantidade de galináceos (63 mil) e gado (41 mil). Pedranópolis (com 461 mil galináceos) e Meridiano (157 mil) são os maiores criadores.

O rebanho bovino é o segundo no ranking, com 253 mil animais.  Em relação a equinos, são 4,7 mil na microrregião e 1 mil em Fernandópolis. Macedônia, lidera na criação de suínos (veja quadro abaixo).