Nesta sexta-feira, 22, a operação “Cyberconnect 2” da Polícia Civil prendeu mais uma pessoa e ainda mira outras seis pessoas consideradas foragidas. As investigações prosseguem para tratamento dos dados e produção de evidências.
A Operação Cyberconnect é coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária de São José do Rio Preto. De acordo com o delegado Everson Contelli, as Delegacia Seccional de Fernandópolis, que coordenou a operação, cerca de 5 mil pessoas tiveram prejuízo de ao menos R$ 50 milhões com essa modalidade criminosa.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de São Paulo, em 21 endereços, além de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara. Os investigadores também estiveram em Campo Grande (MS), Cuiabá e Várzea Grande (MT) e Goiânia (GO)
O objetivo da operação que está em andamento é desarticular as organizações criminosas especializadas em estelionatos, extorsões e furtos mediante fraudes por meio digital, além de “apresentar à sociedade respostas contra a criminalidade cibernética, que tem gerado impactos financeiros e econômicos”, detalhou o delegado. (Por Samuel Leite – repórter sob supervisão)
Material apreendido está sendo avaliado pela Polícia Civil