Eleitos através do voto direto dos eleitores de Fernandópolis em eleição realizado em outubro, os cinco conselheiros tutelares tomarão posse na quarta-feira, dia 10, iniciando mandato de quatro anos. Após a posse formal, o conselho se reúne e escolhe o presidente.
O novo Conselho Tutelar é formado por Alan José Mateus, Vanessa Rodrigues de Morais e Agenor Manoel da Silva, que foram reeleitos, e Giuliano Ricardo Martins, e Flaubert Regis Domingos. Flauber que ficou como suplente foi convocado para o lugar de Cristiane Gisele Vanti candidata impugnada por irregularidade na campanha eleitoral.
Os novos conselheiros assumem o cargo no próximo dia 10 de janeiro, permanecendo na função até o dia 09 de janeiro de 2028. Eles foram diplomados no último dia 19 de dezembro durante ato no Paço Municipal com a presença do prefeito André Pessuto, da Secretaria de Assistência Social Mara Biroli e membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (foto).
Entre as atribuições do conselheiro tutelar é garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados. Essa é a principal missão dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Os conselheiros são responsáveis por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual