Executivo é cobrado sobre paralisação de obra de duplicação da Carlos Gandolfi

Em nota, Executivo fala em reprogramação da obra

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Executivo é cobrado sobre paralisação de  obra de duplicação da Carlos Gandolfi

(Matéria atualizada)- A paralisação das obras de duplicação da Rodovia Vicinal Carlos Gandolfi no trecho entre a Avenida Amadeu Bizelli até a entrada do campus da Universidade Brasil repercutiu nesta terça-feira, 20. Primeiro no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM, após denúncia do ouvinte de que a empreiteira havia abandonado a obra, levando todo o maquinário embora. Fábio Mantovani citou o mesmo problema na Avenida dos Ferroviários.  

À noite na sessão da Câmara, o vereador João Paulo Cantarella tratou do problema ao comentar requerimento em que pede explicações ao Executivo sobre a paralisação da obra. “Fiquei assustado ao tomar conhecimento por empresários da cidade que relataram que a empreiteira havia retirado maquinários e funcionários da obra. Estive lá, percorri todo o trecho e, de fato, não encontrei nenhum sinal da empreiteira”, disse o vereador. Na discussão, os vereadores João Garcia Filho e Gustavo Pinato também reforçaram pedido de explicações.

Questionada pela Rádio Difusora e jornal CIDADÃO sobre a paralisação da duplicação, a Secretaria de Comunicação enviou nota informando que “a obra da Carlos Gandolfi prossegue, inclusive na última semana foi plantado grama em todo o talude realizado na elevação da pista no trecho do Antônia Franco”. A Secon não comentou sobre a retirada do maquinário e trabalhadores da área. Sobre a Avenida dos Ferroviários, a Secon relatou na nota que “a obra não foi finalizada e ainda é de responsabilidade da empreiteira. Eles deram início há pouco dias na ligação da tubulação entre a Av. dos Ferroviários com o bairro Santo Afonso. Todos os danos que são causados em períodos chuvosos, são de responsabilidade da empreiteira, não ficando ônus ao município”.  

A empresa vencedora da concorrência de duplicação do trecho da Vicinal Carlos Gandolfi é a JR Pavimentação, de Santa Fé do Sul pelo valor estimado de R$ 5,3 milhões. Já a obra de asfaltamento e infraestrutura da Avenida dos Ferroviários é de responsabilidade da Conpav Santa Fé Construções e Pavimentação Ltda.

ATUALIZAÇÃO

A Rádio Difusora e jornal CIDADÃO fizeram novo questionamento ao Executivo sobre a duplicação da Vicinal Carlos Gandolfi. Uma nova nota foi emitida nos seguintes termos:

"A obra prossegue, inclusive na última semana foi executado o plantio de grama batatais no talude na região do bairro Antônia Franco. 
Ademais, está sendo finalizado pela Secretaria Municipal de Obras o processo de reprogramação da obra. O principal motivo para efetuação desta reprogramação de serviços é que a pista existente da rodovia vicinal foi recentemente recapeada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER-SP) e o projeto original não previa esta intervenção. Dessa forma, o valor que seria aplicado para a efetuação do recapeamento asfáltico efetuado pelo DER, está sendo reprogramado para efetuação de outras melhorias na mesma obra".

Danos causados pelas chuvas na Avenida dos Ferroviários. Prefeitura diz que obra ainda está sob responsabilidade da empreiteira