Empresa apresenta ações para resolver problemas de queda de energia na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Empresa apresenta ações para resolver problemas de queda de energia na cidade

A concessionária de energia que atende o município de Fernandópolis, a Elektro/Neonergia esteve reunida nesta sexta-feira no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim para apresentar as primeiras ações para solução dos problemas de queda de energia na cidade.

A reunião foi acompanhada pelo promotor de Justiça Marcelo Antônio Francischetti Costa e vereadores João Pedro Siqueira (presidente), Jeferson da FEF, Julinho Barbeiro, Murilo Jacob, Claudenilson de Araújo, Everaldo Lisboa, João Garcia Filho, Cidinho do Paraiso, João Paulo Cantarella e Daniel Arroio.

Segundo a empresa, nos últimos 30 dias foram realizadas diversas ações para amenizar os principais problemas na cidade. Neste período foram realizadas 153 podas de árvores na área urbana, 106 podas rurais, 8,5 mil m2 de roçada e 17 trocas de cruzetas. A Elektro explicou que a poda visa livrar a rede da copa das de árvores para evitar curtos circuitos durante chuvas e ventanias.

O foco da empresa foi direcionado para o Parque Universitário, zona sul da cidade, onde os cortes de energia são sistemáticos. De acordo com a empresa dos 33 transformadores existentes atualmente 5 já foram substituídos por de maior potência, de 30 para 75 kva. Outros seis transformadores deverão ser substituídos em novembro de 2023. Sete outros transformadores serão substituídos no início de 2024.

Também foi apresentado plano de investimento de cerca de R$ 680 mil para melhorar a rede de 3,4 km que alimenta o bairro, com troca de cabos de 70 mm por cabos de 185 mm. A empresa também se comprometeu a iniciar na primeira semana de novembro, plano de regularização da fiação de fios e cabos de telefonia e internet. O trabalho sempre será realizado às segundas e terças-feiras, inicia no dia 6 e começará pela Avenida dos Arnaldos.

O promotor deixou claro que de agora em diante o Ministério Público irá acompanhar todos os prazos dados pela Neoenergia para fiscalização do plano apresentado.

Uma nova reunião foi marcada para o início de janeiro, para que a Neoenergia complemente o cronograma de melhorias e preste contas do que já foi feito, com a devida fiscalização por parte da Câmara de vereadores.