A terceira edição do projeto Presépio Vivo está confirmado na programação de Natal de Fernandópolis e já inicia a fase de preparativos. O processo de captação de novos atores voluntários foi iniciado.
O coordenador do projeto Fábio Sanches diz que a ideia é sempre incorporar novidades no projeto de reconstituição da cidade cenográfica de Belém da época do nascimento de Jesus. “Estamos trabalhando para criar uma ambientação de marcenaria e também trabalhar com óleos essenciais, além de mudar a característica da produção de pães. No ano passado usamos o forno e aprofundando a pesquisa verificamos que o pão era assado de maneira diferente e vamos incorporar isso ao projeto”, contou durante a entrevista que concedeu quinta-feira, 12, à Rádio Difusora.
Sanches relatou ainda que o projeto nasceu de um incomodo seu com o Natal todo voltado para o Papai Noel, esquecendo-se da figura principal, motivo da festa: Jesus. “Nada contra Papai Noel, mas o desejo era resgatar o verdadeiro sentido do Natal”, disse.
“O projeto piloto em 2019 foi feito de forma precária. Aí veio a pandemia e paramos dois anos. No ano passado retomamos o projeto e ampliamos. A ideia é sempre acrescentar elementos novos na história mais conhecida da humanidade. Posso dizer que sou a pessoa que mais acredita nesse projeto, não só na sua realização, mas no que ele pode trazer de benefício para cidade quando falamos de turismo religioso”, enfatizou.
Para ele o projeto do Presépio Vivo é dos voluntários. “Não fossem os voluntários e não teria presépio vivo. Temos um grupo cadastrado de 80 pessoas voluntárias, gente da comunidade e precisamos ampliar esse número. Por isso estamos fazendo a captação de mais pessoas interessadas em participar”, destacou.
“O presépio é sem dúvidas um dos mais importantes projetos artísticos e culturais que a Prefeitura realiza, inclusive atraindo visitantes da região. Estamos ansiosos e certos de que em mais um ano o evento atrairá um grande público e muitos elogios, assim como nas edições anteriores”, comentou o prefeito André Pessuto.
Para as pessoas que tiverem interesse em fazer parte do projeto como voluntário ou colaborador, basta entrar em contato na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo telefone: (17) 3442-3797.