Prazo para adequação de rótulos dos alimentos e bebidas termina nesta 2ª

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prazo para adequação de rótulos dos alimentos e bebidas termina nesta 2ª

O prazo para o rótulo de bebidas e alimentos se enquadrarem às novas regras termina nesta segunda-feira, 9. A implementação determinada pela Anvisa obriga esses itens embalados a trazerem o ícone de uma lupa e os dizeres "alto em", quando houver grandes quantidades de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio.

As empresas tiveram um ano para mudar o rótulo —desde o dia 9 outubro de 2022 -, a maioria dos produtos lançados deveria estar de acordo com as novas regras.

Com o fim do prazo, em 9 de outubro de 2023, a população passará a encontrar uma quantidade muito maior de alimentos e bebidas embalados com o aviso nas prateleiras

Ficam de fora apenas os pequenos produtores, que têm até outubro de 2024 para se adequarem, e bebidas em embalagens retornáveis, que têm até outubro de 2025.

Antes, a tabela nutricional tinha só duas colunas. A primeira indicava o teor de nutrientes presentes em uma porção determinada pelo fabricante. A segunda, o percentual nutritivo daquela porção com base em uma dieta diária de 2 mil calorias, o chamado valor diário de referência.

Agora, a tabela ganha também uma coluna com o valor nutricional baseado em uma porção padronizada: 100 ml (no caso de líquidos) e 100 g (para sólidos).

O quadro deve estar próximo da lista de ingredientes e ter fundo branco, letras pretas e fonte padrão, prevenindo problemas de legibilidade.

A parte superior frontal do rótulo terá o ícone de uma lupa quando a quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio presente em 100 g ou 100 ml for superior à recomendada pela Anvisa.