DER diz que faz estudos para adequar alças no trevo de Água Vermelha e reforçar segurança

20 de Agosto de 2025

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DER diz que faz estudos para adequar alças no trevo de Água Vermelha e reforçar segurança

Construído na década de 70 quando da abertura da rodovia por conta da construção da Usina de Água Vermelha, o Trevo no entroncamento das rodovias Euclides da Cunha e Percy Waldir Semeghini virou uma armadilha para os caminheiros.

Com as alças para acesso à Rodovia Euclides da Cunha no sentido Rio Preto, no formato caracol, desde a duplicação da SP-320 são frequentes os acidentes envolvendo carretas bitrem que precisam fazer curva fechada.

Foi o que aconteceu na quinta-feira, 5. A carreta bitrem carregada com milho que vinha de Goiás teve a viagem interrompida exatamente no trevo de Água Vermelha em Fernandópolis.

A carreta vinha pela Rodovia Percy Waldir Semeghini e quando contornava a alça de acesso para a Rodovia Euclides da Cunha, a segunda carreta tombou espalhando toneladas de milho pela pista interrompendo o tráfego e gerando grande congestionamento na pista sentido Fernandópolis a Rio Preto.

Viaturas da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, equipes do DER e pás carregadeiras da prefeitura trabalharam no local por cerca de duas horas para liberar a rodovia. Uma viatura da Secretaria de Trânsito deu apoio, para o desvio do trânsito pelo trevo de acesso a Fernandópolis. Ninguém ficou ferido.

Levantamento do CIDADÃO mostra que já foram muitos os acidentes similares que ocorreram no trevo. O pior deles ocorreu em 2013, quando uma carreta carregada com 41 mil litros de etanol tombou embaixo do viaduto, após fazer o mesmo trajeto na alça. Uma operação complicada e que durou cerca de três dias foi montada para retirada da carreta do local.

Outra carreta bitrem com tanques de combustível tombou no mesmo local em 2018. Antes, em 2014, foi um bitrem que levava cana para usina. Em 2019, uma carreta carregada de sucatas. Em 2022, outra carreta canavieira tombou no mesmo local. A história se repete agora em 2023, com essa carreta bitrem que transportava milho.

NOTA

Questionado sobre a frequência desse tipo de acidente no trevo, o DER – Departamento de Estradas de Rodagem – emitiu nota onde afirma que “o trevo localizado no acesso da Rodovia Percy Waldir Semeghini (SP-543) com Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) possui velocidade limitada de 30 km/h e está sinalizado. O Departamento orienta os condutores de veículos a respeitarem os limites de velocidade indicados para local. Em paralelo, o DER realiza estudos para a adequação das alças de acesso para reforçar a segurança”.

Acidente em 2013
Acidente em 2018
Acidente em 2019
Acidente em 2014