Eleitores vão às urnas neste domingo para eleger os novos conselheiros tutelares de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Eleitores vão às urnas neste domingo para eleger  os novos conselheiros tutelares de Fernandópolis

Santinho, campanha nas redes sociais e visita aos eleitores. Desde o final de setembro 35 candidatos (veja no quadro) estão em campanha buscando mobilizar os eleitores para a eleição deste domingo, 1º de outubro, para preenchimento de cinco vagas no Conselho Tutelar de Fernandópolis.

É a última etapa de uma prova de obstáculos que começou em maio com muitos outros candidatos que ficaram pelo caminho. Antes das urnas, os candidatos enfrentaram avaliação documental, prova escrita e teste psicológico. Os mais votados neste domingo assumem os cargos em janeiro.

Os eleitores de Fernandópolis podem comparecer para votar entre 8 e 17 horas na Escola Coronel Francisco Arnaldo da Silva. Precisa levar o título de eleitor e um documento com foto. Na eleição de 2019, mais de 3 mil eleitores compareceram para votar.

De acordo com o presidente do CMDCA – Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente –, Renato Márcio, embora o voto do eleitor seja facultativo é importante que compareçam para exercer o direito de cidadão na escolha dos conselheiros que terão como missão zelar pela proteção da infância e juventude.

O coordenador da comissão eleitoral Pablo Almeida lembrou que serão disponibilizadas várias seções de votação na escola identificadas pelas iniciais dos nomes dos eleitores. “O eleitor vai votar em cédula de papel escrevendo o número do candidato”, explicou. Os votos serão depositados em urnas de lona, utilizadas nas eleições de Fernandópolis antes das urnas eletrônicas.

Alertou que a “boca de urna” ou algum tipo de favorecimento aos eleitores pelos candidatos são proibidos e podem gerar impugnações de candidaturas.

Após o encerramento da votação, começará a apuração dos votos na própria escola. O CMDCA fará uma live em sua página no facebook para que todos possam acompanhar a contagem dos votos.

Os eleitos serão empossados em 10 de janeiro de 2024, com mandato de quatro anos e vão exercer suas atividades em regime de dedicação exclusiva, com jornada de 40 horas semanais.

Os conselheiros tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, têm competência para aplicar medidas de proteção sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo estado, sociedade, pais ou responsáveis. O valor do vencimento mensal atual de um conselheiro tutelar é de pouco mais de R$ 4 mil.