O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi mais uma vez marcado por várias ações de plantio de mudas em pontos diferentes da cidade. O mais tradicional é o projeto “Vida Ribeirão Santa Rita”, idealizado pelo Grupo Arakaki, que em 14 anos de atividade atingiu a marca de 140 mil mudas plantadas para recuperar seus afluentes e as matas ciliares.
Na ação desse ano, participaram seis escolas públicas com alunos de 5 a 10 anos de idade. “Essa é a 14ª edição do projeto e as crianças são a parte mais importante disso tudo, pois eles irão levar para casa esse legado de plantar uma árvore. Isso vai ficar marcado na vida deles como o dia em que eles plantaram a primeira árvore e que essa árvore vai dar frutos e crescer junto com eles junto com outras crianças que agora já são jovens ou adultos”, destacou o empresário, Luisinho Arakaki.
O patriarca da família Arakaki, o senhor Kosuke Arakaki sempre fez questão de participar desse evento e destacou a preocupação com o futuro do meio ambiente. “Estamos há 14 anos fazendo nossa parte e contribuindo com o meio ambiente e nossa vida em Fernandópolis. Faz parte do compromisso que nós temos em nossa empresa”.
A data também foi comemorada pelos alunos da Emefa Melvin Jones, a Escola Agrícola, plantando mudas de árvores na Avenida Marginal Litério Grecco defronte à escola. O ato foi acompanhado por professores e coordenadores. A secretaria de Trânsito deu apoio no evento para garantir a segurança dos alunos.
A Secretaria de Meio Ambiente – SMA - realizou uma programação especial que teve início na manhã de quinta-feira, 21, com a ‘Atividade com Bomba de Semente’ realizada no Centro de Educação Infantil, contando com a participação dos alunos do CEMEI Maria Simão, equipe da Polícia Ambiental e da SABESP. Na sequência, todos participaram de um plantio de árvores nas dependências do horto. No Ginásio de Esportes Beira Rio, a SMA também participou de um plantio de mudas com a participação da ‘Associação Mulheres Corajosas’.
“A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. Elas são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Todos os anos fazemos questão de comemorar essa data plantando árvores e conscientizando a população sobre a importância de uma árvore”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela.
Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, na próxima terça-feira, 26, a Secretaria de Meio Ambiente vai receber a visita dos alunos da Apae de Estrela D’ Oeste que vão participar de uma palestra e na sequência plantar árvores pelo horto.