Especialistas alertam para as altas temperaturas nos próximos dias em todo o país, em especial nas regiões oeste, noroeste e norte de São Paulo, onde são esperados vários dias com temperaturas na faixa dos 40°C. A primavera que começa no sábado, 23, às 3h50 deve começar quente.
Segundo o geógrafo, Rodrigo Possebom, a marca dos 45 graus é superada até mesmo em regiões onde a máxima nunca ultrapassou os 38 graus e outro fator importante a ser observado é a baixa umidade do ar para os próximos dias.
De acordo com o Climatempo, a temperatura em Fernandópolis essa semana deve atingir os 40º entre quinta e sexta-feira. A mínima fica em torno de 19º e para a próxima semana o termômetro promete chegar aos 42º. Hoje, 18, a mínima prevista é de 21º e a máxima, 36º. Para amanhã a mínima será de 18º e a máxima de 38º.
A explicação para essa onda de calor é a atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina impedirá o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do estado do Rio Grande do Sul. Isso resultará em uma longa sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano na maior parte do país.
Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto mesmo para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para as capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo a Climatempo.
Com informações do G1 e Rodrigo Possebom