Detran promete megaoperação da Lei Seca essa semana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Detran promete megaoperação da Lei Seca essa semana

Uma megafiscalização com etilômetros (bafômetros) será realizada a partir da próxima segunda-feira, 18, no estado de São Paulo. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito e promete ser uma das maiores coordenadas pelo Detran - Departamento de Trânsito - paulista, desde a implantação da Lei Seca, em 2008. 
Segundo o órgão, serão operações diárias nas 18 superintendências do Detran no estado, incluindo a de Fernandópolis, até 25 de setembro. Essas ações serão intensificadas na sexta-feira, 22, e no sábado, 23. Ao todo, estão programadas mais de 40 operações nos oito dias de ações. 
Em junho, quando foram comemorados os 15 anos da Lei Seca, o Detran.SP realizou 39 operações em todo o Estado com abordagem de 25.850 veículos para fiscalização. Um total de 855 motoristas se recusaram a fazer teste do bafômetro, seis foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool e seis cometeram crime de trânsito por embriaguez. 
Em Fernandópolis, a última blitze ocorreu no final de julho com 21 motoristas autuado. Quando parado na blitz, o motorista tem o direito de não fazer o exame do etilômetro. Deixar de soprar o bafômetro, porém, não garante que o condutor não será multado em R$ 2.934,70 nem que escapará do processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por 12 meses.
Pela primeira vez este ano, foi registrado em uma blitz do Detran em Fernandópolis um caso caracterizado como crime de trânsito, que ocorre quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. O motorista, no caso, se condenado, ele poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.