Fernandópolis entra no “Top 100” das cidades inteligentes com Meio Ambiente e Saúde

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis entra no “Top 100” das cidades inteligentes com Meio Ambiente e Saúde

Pelo terceiro ano seguido, Fernandópolis aparece no Ranking Connected Smart Cities de cidades com população entre 50 a 100 mil habitantes pelo desempenho nos indicadores Meio Ambiente e Saúde, mas ficou fora do “top 100” no desempenho global.

Dessa vez, a cidade de Florianópolis (SC) conquistou, pela primeira vez, a liderança no ranking geral do estudo, seguida por Curitiba (PR) e São Paulo (SP). A única cidade da região no ranking geral é São José do Rio Preto (71ª posição).

O estudo feito pela Urban Systems, em parceria com a Necta, analisou dados socioeconômicos de 656 municípios com mais de 50 mil habitantes do País e aponta as cidades consideradas mais inteligentes. Esta é a 9ª edição do estudo, divulgado na segunda-feira, 4.

O estudo é composto por 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Fernandópolis aparece no Top-100 das cidades inteligentes em dois indicadores individuais: Meio Ambiente onde aparece no ranking nacional em 11º lugar (o melhor índice da região) e em Saúde em 58º lugar. Nos demais indicadores ficou fora das 100+. Nos últimos três anos, a cidade vem perdendo pontos na nota final: de 28,148 em 2021 para 26,058 em 2022 e 25,307 em 2023.

Entre as cidades com população de 50 a 100 mil a cidade ficou em 90º lugar, melhorando a performance do ano passado quando ficou em 93º e longe da posição alcançada em 2021 (42º lugar).

Na região, Rio Preto, além de aparecer no “Top 100”, se destacou nos indicadores Meio Ambiente - 19ª posição; Saúde - 36ª; e Tecnologia e Informação – 86ª.

As outras cidades da região presentes no estudo das cidades inteligentes, não aparecem no ranking nacional, mas se destacam em categorias individuais. A mais citada é Catanduva, que aparece em três categorias (Educação - 90ª posição; Meio Ambiente - 65ª; e Saúde - 26ª posição).

Fernandópolis é citada duas vezes: em Meio Ambiente (11ª posição), a melhor da região no quesito, e em Saúde (58ª posição).

Votuporanga (Saúde, 67ª posição) e Mirassol (Meio Ambiente, 36ª posição) são os outros municípios da região citados na pesquisa.

 “É importante lembrar que o conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia”, diz a plataforma.