Pelo jeito, a novela do transporte público coletivo em Fernandópolis está bem longe do fim. Segundo o secretário de comunicação da prefeitura, Paulinho Boaventura, três novos micro-ônibus devem chegar na próxima semana para iniciar a substituição dos veículos. Porém, o prazo para conclusão de 100% das melhorias é o mês de dezembro.
Enquanto isso, passageiros continuam sofrendo as consequências de utilizar um meio de transporte precário. A última ocorrência grave a qual o CIDADÃO teve conhecimento aconteceu no dia 25 de agosto, quando um ônibus quebrou na Rua Valério Angeluci, que fica atrás do Shopping Center Fernandópolis, e causou um grande transtorno no trânsito e, principalmente, aos passageiros, em sua maioria idosos, que ficaram cerca de 40 minutos a espera de socorro.
A Jauense, empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Fernandópolis, está sendo questionada pela qualidade do serviço prestado no município desde o final do mês de junho. No dia 03 de julho, o prefeito André Pessuto se reuniu com o proprietário da empresa prestadora dos serviços de transporte coletivo público no município Bruno Verdini, secretários municipais e vereadores, aonde foram cobradas providências urgentes para que os serviços prestados aos usuários sejam melhorados.
O empresário confirmou conhecer o teor das reclamações, inclusive com notificações efetuadas pela Prefeitura de Fernandópolis, e confirmou que na mesma semana seria apresentado um plano com as melhorias.
Dia 19 de julho, a Secretaria de Comunicação disse ao CIDADÃO que o processo foi protocolado no Gabinete e encaminhado para a Secretaria Municipal de Gestão. “Um vereador solicitou cópia do conteúdo, com isso, foi necessário aguardar o ofício chegar da Câmara para a liberação. Hoje (19/07) o processo está sendo encaminhado para a Sec. de Trânsito para fazer a análise de conteúdo”, disse o secretário Paulinho Boaventura.
Em 25 de julho, o secretário disse que estava sendo realizada a análise final de toda a proposta feita. “Alguns pontos estão sendo verificados para uma reformulação da empresa que já deverá entregar por esses dias. Com a entrega, o material será encaminhado do Trânsito para a PGM para avaliação final se atende as determinações previstas de melhoria e que constam no edital”, explicou Boaventura.
No dia 01 de agosto dizia que a Secretaria Municipal de Trânsito solicitou algumas informações complementares para a empresa, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas e posteriormente passar por avaliação conjunta com a PGM – Procuradoria Geral do Município.
O CIDADÃO, mais uma vez, cobrou um posicionamento da prefeitura quanto a situação do transporte coletivo e, por meio de nota, a secretaria de comunicação disse que “Ficou definido que eles tinham 90 dias para apresentar as melhorias, o protocolo inicial deles foi em meados de julho, então vence em meados outubro. Porém, o prazo para essas melhorias serem concluídas é dezembro (100%), desde que, durante este período eles já iniciem o processo, fato que eles prometeram já ocorrer a partir da próxima semana. Serão três novos micro-ônibus chegando e, assim, gradativamente vão trocar mês por mês até fechar 100%”.