DER prevê até o final do ano o início da recuperação da Euclides da Cunha

20 de Agosto de 2025

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DER prevê até o final do ano o início da recuperação da Euclides da Cunha

A duplicação da Rodovia Euclides da Cunha já completou 11 anos e está a espera de sua primeira grande reforma. Quem transita pelos 185 km da pista, entre Mirassol e a ponte rodoferroviária sobre Rio Paraná, percebe o grande número de remendos por conta do desgaste das pistas.

Em maio de 2022, o então governador Rodrigo Garcia chegou a assinar autorização para investir R$ 200 milhões na recuperação total da pista. Com a troca de governo, o projeto sofreu atraso, mas o DER – Departamento de Estradas de Rodagem – diz que até o final do semestre deve anunciar a obra.

“O DER informa que está em fase de contratação da empresa que será responsável pelas obras de recuperação da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320). No momento, o departamento trabalha nos trâmites que antecedem o início dos serviços, que tem previsão para o fim deste semestre”, diz a nota que o órgão encaminhou à redação do jornal CIDADÃO.

Em 2021, a Rodovia Euclides da Cunha chegou a figurar no ranking da CNT - Confederação Nacional do Transporte - e do Sest/Senat - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte -, como a melhor rodovia do Brasil. Ela foi classificada em toda sua extensão como “ótima”. Na pesquisa de 2022, a Euclides da Cunha não figurou entre as 10 melhores rodovias da pesquisa CNT pela evidente deterioração do pavimento e deficiência na sinalização de solo.

RADARES

Os radares fixos instalados nas pistas Leste e Oeste da Rodovia Euclides da Cunha com objetivo de coibir os abusos de velocidade foram retirados em janeiro de 2021 e até agora não foram reinstalados, apesar das seguidas promessas do governo de abertura de licitação. No trecho de Fernandópolis, eram três radares nas pistas leste e oeste.

Em longa nota enviada ao CIDADÃO, o DER explica a publicação do edital para a instalação dos equipamentos nas rodovias sob sua administração depende de ajustes para que se alcance uma redação definitiva do documento.

“É um certame complexo, que abrange o levantamento das centenas de pontos já relacionados para receberem os equipamentos, a inclusão de outros com base em estudos específicos e exige elaboração técnica, de certificação, validação e transmissão com total segurança de dados. A atual gestão do DER também decidiu incluir na licitação equipamentos com tecnologia para leitura da placa dos veículos, mais segura, moderna e justa, o que suscitou a necessidade de que o edital fosse inteiramente modificado”, diz a nota.

Por fim, informa que o “departamento vem envidando todos os esforços para acelerar o processo com total segurança para o usuário e para o estado. O DER tem compromisso com a transparência e com a justiça tarifária e espera ter o sinal verde para publicar o edital até o final do mês. Enquanto isso não ocorre, a fiscalização continua a ser feita com uso de radares móveis, pela Polícia Militar Rodoviária, sem prejuízo ao controle de segurança”.

Enquanto operaram na Rodovia Euclides da Cunha, números do DER apontavam uma média mensal de 3,5 mil infrações por excesso de velocidade, cerca de cinco por hora.