Executivo diz que projeto de 100% da iluminação pública com LED prevê troca de 14 mil lâmpadas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Executivo diz que projeto de 100% da iluminação pública com LED prevê troca de 14 mil lâmpadas

O projeto de iluminação pública 100% com lâmpadas LED ainda não saiu do papel após ter sido anunciado em junho de 2022 em entrevista à Rádio Difusora FM pelo prefeito André Pessuto. Um pouco mais de ano depois, a Secretaria de Comunicação da prefeitura diz, em nota, que o laudo final da Defesa Civil já foi elaborado e encaminhado para a Secretaria de Obras que está finalizando a parte técnica do projeto para o prosseguimento do processo, que inclui a parte final que seria a licitação pública. “No total serão substituídos mais de 14 mil pontos em toda cidade, inclusive Brasitânia”, acrescenta a nota.

Quando anunciou o projeto no ano passado, o prefeito informou que o custo da troca seria bancado com recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do tesouro. O Fundo de Iluminação Pública recebe os recursos do recolhimento da taxa da CIP – Contribuição de Iluminação Pública – cobrada mensalmente na conta de luz dos fernandopolenses hoje fixada em R$ 14,24 e distribui para bancar a conta da energia elétrica consumida pela iluminação pública, troca de lâmpadas queimadas e eliminação de pontos escuros.

Lembrando que o projeto de substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED foi iniciado em 2015, começando nas principais avenidas e ruas centrais da cidade.

Em 2020, a Elektro deu uma força na expansão ao trocar 957 lâmpadas antigas de vapor de sódio pelas de LED. A Elektro calculou na época que essa troca de lâmpadas resultaria na economia no consumo de energia elétrica em torno de 50%, valor equivalente ao consumo médio anual de 195 famílias.

O resultado não é apenas estético, mas também na segurança pública, com ruas e avenidas mais iluminadas, sem contar a economia para os cofres públicos e o impacto ambiental atreladas à medida.