Espelhado no “OAB Por Elas” da subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil - de Bauru, a 45ª Subseção da OAB de Fernandópolis em parceria com a Delegacia da Mulher irá lançar o projeto que tem como objetivo oferecer orientação jurídica, para pessoas em estado de vulnerabilidade e mulheres vítimas de violência.
O lançamento será realizado na quinta-feira, 27, às 15h, na Câmara Municipal de Fernandópolis e irá contar com a presença da presidente da OAB-SP, Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo.
O projeto é um trabalho voluntário de advogadas que realizarão o acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade no momento em que elas procuram a autoridade policial. Nas delegacias, as mulheres serão atendidas por advogadas gratuitamente, na chamada ‘Sala Lilás’, um ambiente reservado especialmente às vítimas de violência.
“A gente tem percebido que ainda existe preconceito e muita informação errada, por isso, as mulheres ficam perdidas. Então, esse é o objetivo do projeto, dar acolhimento jurídico para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade”, revela Daniele Jorge, advogada e voluntária do projeto, em entrevista à Rádio Difusora FM.
As mulheres também receberão suporte jurídico para realizar o boletim de ocorrência, requerer medidas protetivas de urgência em casos de violência doméstica e familiar e o encaminhamento à OAB local para a nomeação de advogado para propor ações judiciais, se necessário.
Na entrevista, a advogada e voluntária do projeto, Vanessa Buosi também destacou a atuação exclusiva de profissionais do sexo feminino no projeto. “O projeto é composto apenas por mulheres, pois traz mais acolhimento, cumplicidade e empatia com a vítima. Essa mulher vem de uma situação que ela está completamente fragilizada e a gente vem para oferecer uma escuta qualificada e dar apoio”, completa.