Advogado tem rede social hackeada para aplicação de golpe

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Advogado tem rede social hackeada para aplicação de golpe

O advogado Álvaro Dias teve seu perfil no Instagram invadido por hackers na quarta-feira, 05, e os invasores fizeram postagens sobre investimentos fraudulentos, aliciando vítimas. Várias pessoas caíram no golpe, enviaram dinheiro e foram prejudicadas. Na quinta-feira, 06, o perfil foi recuperado e foi quando o advogado se deu conta do prejuízo.

Em entrevista à Rádio Difusora FM, o advogado disse que várias pessoas caíram no golpe das postagens publicadas pelos hackers e o prejuízo pode ultrapassar R$ 10 mil reais. “Eles são muito bem preparados, pois tem acesso às conversas, como a gente fala, tem acesso à publicações e fotos. E para dar mais realidade eles mesmos faziam perguntas e respondiam. Alguns amigos desconfiaram por conta dos erros de escrita nas respostas e também por que o conteúdo que compartilho é outro. Meu foco é o jurídico”, destacou.

Sobre prejuízos materiais, Álvaro disse que não teve. “Tive um prejuízo com a credibilidade. Para as cerca de 10 vítimas que caíram no golpe e enviaram dinheiro, o advogado pediu para que fizessem um boletim de ocorrência. Infelizmente, não dá para encontrar quem fez isso, mas estou buscando uma forma no meio jurídico para ajudar essas pessoas que foram prejudicadas e responsabilizar a plataforma (Instagram), que deveria ter um serviço de segurança e proteção de dados mais eficaz”, destacou o advogado.

Após o episódio, Álvaro disse que irá utilizar o conhecimento que adquiriu nesse momento de desespero para ajudar as pessoas a se protegerem dessas invasões e, claro, para que não caiam em golpes. “Geralmente os hackers pegam as vítimas que costumam clicar em links de cadastros fakes, onde são enviadas informações, que são suficientes para que os criminosos façam a invasão. Evitar clicar em links suspeitos, fazer cadastros, utilizar aplicativos de seguidores que são preparados para roubar todas as suas configurações, também é uma forma de proteção”, finalizou.