A Polícia Militar vem incentivando a implantação do programa “Vizinhança Solidária” na zona rural, como forma de orientar e apoiar a comunidade na adoção de medidas de segurança.
Na quinta-feira, 06, ocorreu reunião no Sindicato Rural com a presença do presidente Marcos Mazeti, Conselho Municipal Rural, Defesa Agropecuária e Secretaria Municipal de Agricultura, com o alto comando da Polícia Militar em Fernandópolis para tratar do assunto. Foi mais uma reunião de conscientização para ampliar participação no programa da Polícia Militar.
O comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente coronel Mário Siconeli disse que o programa “vizinhança solidária” é mais uma ferramenta em prol da segurança da população rural. Segundo ele, no programa “é um olhando pelo outro”. Siconeli citou ações bem-sucedidas a partir da observação do grupo de WhatsApp. Em uma delas, na região de Jales, levou a Polícia Militar a prender três criminosos e recuperar dois veículos furtados.
O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar Capitão Fernando Ferrarez, diz que o programa reforça também o “Rotas Rurais” que criou código de localização de todas as propriedades rurais para agilizar atendimento em caso de necessidade. “Ampliando o grupo do Vizinhança Solidária teremos mais gente ajudando na segurança”, reforça.
O presidente do Sindicato Rural enalteceu o trabalho e lembrou que participaram da reunião representantes de 17 bairros rurais das regiões Lageado, Coqueiro, Pingo d’Agua, Barrerinho, Caxi, Capivara, Córrego das Pedras e distrito da Brasitânia.
Disse ainda que o sindicato estará empenhado em auxiliar os produtores no cadastramento nos grupos de WhatsApp.
A reunião foi para conscientizar as pessoas da importância e responsabilidade de todos na sua segurança pessoal e coletiva através de ações de prevenção primária nos locais onde moram. A polícia militar estimula a formação de grupos na zona rural e urbana. Os grupos de WhatsApp é sempre coordenado por um tutor.