Câmara aprova versão do “big brother” na cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Câmara aprova versão do “big brother” na cidade

A Câmara de Fernandópolis deu seu “ok” para o projeto que autoriza o Executivo a implantar sistema de videomonitoramento na cidade, uma espécie de versão do “big brother”, para vigiar vias públicas, praças e prédios públicos. 
Trata-se de sistema à parte do Projeto Sentinela, que já opera na cidade com câmeras inteligentes instaladas nas principais entradas e saídas da cidade controlado pela Policia Militar e Polícia Civil.
O novo sistema de câmeras pretende “ampliar o sistema de vigilância da cidade para prevenção de crime e a violência, otimizar o controle de tráfego de veículos, oportunizar o zelo urbanístico, ampliar a vigilância ambiental, aperfeiçoar a fiscalização das demais posturas municipais e auxiliar as autoridades policiais estaduais e federais, na prevenção, acompanhamento de eventos e investigação de crimes. 
As novas câmeras serão instaladas em vias públicas, prédios, praças e espaços públicos. O custeio para instalação e manutenção das câmeras de vigilância será feito pelo Poder Executivo e o gerenciamento será da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que poderá atuar em colaboração com outros órgãos e instituições que compõem a administração e sistema de segurança pública da cidade.
Os locais de instalação e a quantidade de novas câmeras serão decididos pela Secretaria de Trânsito com apoio, quando for o caso, das policias Militar e Civil. A aprovação do projeto é apenas o primeiro passo para criação do Sistema de Videomonitoramento na cidade. A prefeitura deve publicar agora edital de concorrência para compra dos equipamentos.
Fernandópolis já conta com o programa “Sentinela Digital” que começou a funcionar em 2019 e no ano passado ganhou novas câmeras leitura em tempo real das placas dos veículos e identificam possíveis furtos, roubos ou envolvimento com algum tipo de crime e está interligado ao Sistema Detecta do Governo do Estado que avisa quando identifica alguma irregularidade. O sistema também conta com quatro câmeras speed dome (câmeras que possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota por meio de uma central de Videomonitoramento) na Praça Fernando Jacob, Avenida Expedicionários, Rua São Paulo e Avenida Amadeu Bizelli esquina com a Rua Brasil.