Quem quiser disputar uma das cinco vagas de conselheiros tutelares em Fernandópolis na eleição por voto direto dos eleitores que acontecerá no dia 1º de outubro, tem prazo até segunda-feira, 29, para se inscrever.
A eleição do Conselho Tutelar será em 1º de outubro, porém, o processo para escolha dos candidatos passa por etapas, começando pelas inscrições dos interessados em concorrer ao pleito. A primeira fase do processo é de avaliação documental. Quem passar vai se submeter a um exame de conhecimento no dia 6 de agosto. Os que forem aprovados passam ainda por avaliação psicológica no dia 22 de agosto. Só depois poderão iniciar a campanha em busca de apoio dos eleitores de Fernandópolis. A votação não é obrigatória. Na eleição de 2019, os candidatos conseguiram levar mais de 3 mil eleitores para as seções de votação na Escola Coronel Francisco Arnaldo da Silva. Os cinco mais votados, tomarão posse no dia 10 de janeiro para mandato de quatro anos. O cargo de ensino médio prevê remuneração mensal de R$ 4.070,35 para uma jornada de 40 horas semanais.
O conselheiro tem papel fundamental na proteção de crianças em vulnerabilidade familiar ou social. Por isso, entre as exigências previstas para assumir a função estão idoneidade moral, estar em pleno gozo dos direitos políticos, residir em Fernandópolis e ser maior de 21 anos.
O CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - lembra que a inscrição só pode ser efetuada pessoalmente, se for por terceiro, é necessário ser mediante procuração registrada em cartório, na sede do CMDCA, que fica no Paço Municipal, das 09h às 12h e das 13h às 17h na segunda-feira, 29, último dia de inscrições.