A Neoenergia Elektro, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Criminalística, identificou na manhã desta quarta-feira, 24, quatro irregularidades em comércios e residências localizados nos bairros João Veloso e Jardim das Flores, no município de Ouroeste, região de Fernandópolis.
As irregularidades foram retiradas, os estabelecimentos regularizados e os responsáveis conduzidos à delegacia para que respondam em âmbito criminal. Duas pessoas foram presas em flagrante e ficarão detidas até a audiência de custódia. O volume de energia recuperado é suficiente para abastecer 2.400 residências por um mês.
“A nossa missão é intensificar as fiscalizações e garantir que novas operações para combater o furto de energia elétrica sejam realizadas em toda nossa área de concessão”, garante Robinson Delsin, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Elektro.
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal.