A "Operação Curumim" desencadeada pela Polícia Militar Ambiental de Fernandópolis na terça-feira, 9, a com objetivo de constatar irregularidades quanto à manutenção de aves silvestres mantidas em cativeiro sem autorização. As ações aconteceram nos municípios de Votuporanga, Cardoso, Cosmorama, Riolândia e Américo de Campos. Ao todo, R$ 6,5 mil em multas foram aplicadas.
Em Riolândia, os policiais apreenderam uma ave nativa da espécie Coleirinho aprisionada em uma gaiola. Em Cosmorama foi apreendido dois periquitos-rei aprisionados em gaiolas.
Em Cardoso, três canários-da-terra foram flagrados aprisionados em um viveiro, além disso, os policiais encontraram um alçapão de madeira e arame, utilizado para a captura de aves silvestres. No município de Américo de Campos, foi encontrado um papagaio verdadeiro sem a de anilha de identificação.
Por fim, em Votuporanga, foram três ocorrências. Na primeira, os policiais apreenderam um canário-da-terra e um curió encontrados com anilha de identificação adulterada. Na segunda ocorrência foi constatado um pássaro trinca-ferro-verdadeiro com guia de transporte com validade vencida. E na terceira foi constatada a existência de três papagaios sem anilhas de identificação.
Todas as aves e gaiolas foram apreendidas e encaminhadas para o 2º Pelotão Ambiental de Votuporanga. Todas as ocorrências têm conduta de crime ambiental.