A semana começou com avalanche de críticas para a morosidade com que o trabalho de limpeza da cidade vinha sendo desenvolvida pela equipe de terceirização. Na terça-feira, o programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM, com o cronograma da prefeitura em mãos, percorreu os pontos e constatou que o trabalho não estava seguindo a programação.
Na noite de terça-feira, 2, os vereadores, incomodados com as críticas de que não estavam cobrando o Executivo, reagiram na sessão legislativa da noite. Quem foi à tribuna não economizou críticas ao Executivo pela falta de planejamento. “Graças a Deus o Marquinhos está voltando”, comemorou Daniel Arroio ao dizer que a situação já havia ultrapassado o limite. João Garcia Filho, Jeferson Leandro de Paiva, Everaldo Lisboa, Cidinho do Paraíso, Murilo Jacob, João Pedro Siqueira engrossaram o coro de críticas. “Tem hora que a gente tem até vergonha de sair na rua”, disse Lisboa. Para os vereadores, a prefeitura deveria ter montado um mutirão antes de transferir o serviço para a Secretaria do Meio Ambiente para fazer a manutenção.
O assistente administrativo Marcos Souza, o Marquinhos da Prefeitura, que coordenava esse trabalho antes da terceirização, foi chamado pelo prefeito para comandar uma operação limpeza da cidade.
“Sei que não dá para pedir paciência para a população, mas em 15, 20 dias, vamos fazer muita coisa na cidade”, disse em entrevista à Rádio Difusora FM.
Com 37 anos de experiência na prefeitura, onde é servidor concursado, Marquinhos assumiu o comando da equipe e priorizou a limpeza das avenidas, praças e áreas públicas. Na quinta-feira à tarde, o mutirão de limpeza com 40 homens com roçadeiras, tratores e caminhões já estava concluindo o trabalho nas avenidas Raul Gonçalves Junior e Brasília e já tinha roçado com trator o canteiro central da Rubens Padilha Meato, além de roçar áreas da prefeitura, incluindo o entorno do Paço Municipal. Ontem a prefeitura tinha uma equipe do Meio Ambiente trabalhando na limpeza do calçadão da Avenida Alto Livorati na zona sul.
“Primeiro precisamos fazer uma geral na cidade para depois definir um cronograma de manutenção”, avisou o servidor. “Essa semana focamos nas avenidas e terrenos e na semana que vem vamos limpar os cemitérios para o Dia das Mães, escolas e as praças que estão em situação pior”, disse Marquinhos. Ele confirmou que teve reunião com a empresa WG, que venceu a licitação para fornecer mão de obra para a limpeza, e já recebeu novos equipamentos para o trabalho. “Se Deus quiser vamos colocar o serviço de limpeza em ordem”, acrescentou.