Na próxima segunda-feira, 01, é celebrado o Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores. Uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles. Em virtude disso, no calendário anual do Sindicato dos Comerciários não é permitido o funcionamento de empresas do comércio varejista, lojas de shopping centers, supermercados e congêneres.
Em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM, a advogada do sindicato em Fernandópolis Roberta Zaparolli, falou sobre a proibição, ao lado da presidente Rosana Alarcon. “A categoria comerciária, que é essa que a gente defende e que faz as convenções anuais juntamente com o Sincomércio de Fernandópolis, tem três datas proibidas na nossa convenção: 01 maio, 25 de dezembro e 01 de janeiro. Não são permitidas a abertura nem mediante a acordo”.
Sobre as conquistas trabalhistas, a advogada disse que as leis ainda precisam de muita evolução. “Com a reforma trabalhista, infelizmente, retroagimos por 30 anos, pois o trabalhador perdeu muito de seus direitos. Esperamos retomar algumas conquistas como a assistência judiciária gratuita, que está sendo retomada. A única coisa boa da reforma foi o trabalho intermitente, que a princípio, muita gente ‘torceu o nariz’, porém acabou com o freelancer, pois a pessoa pode ser intermitente”, destacou Roberta.
Além do comércio em geral, as agências bancárias, serviços públicos municipais e estaduais, como o Poupatempo, também não terão atendimento. No feriado, o Shopping Center Fernandópolis irá funcionar apenas com a praça de alimentação e cinema das 11 às 22h.