Autoridades de Fernandópolis, dentre elas, representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Diretoria de Ensino, Educação Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, OAB e o prefeito André Pessuto se reuniram nesta terça-feira, 11, em Fernandópolis para discutir ações de combate a onda de fake news com ameaças à segurança de escolas gerando instabilidade na comunidade. Em post nas redes sociais, o prefeito de Fernandópolis disse que as autoridades “estão atentas”.
O prefeito destacou em postagem nas redes sociais, o trabalho integrado das forças de segurança pública em Fernandópolis, principalmente com a “Atividade Delegada” e lembrou que professores e diretores estão atentos a mudanças de comportamento em alunos e há controle de acesso nas escolas. Pediu que os pais também redobrem atenção sobre o que os filhos estão fazendo na internet e sobre mudança de comportamento também em casa. “É um trabalho conjunto”, apontou Pessuto.
A reunião organizada pela Polícia Militar ocorreu no momento que a Polícia investiga a onda de “fake news” sobre supostos ataques em escolas e que eram compartilhadas nas redes sociais. “Nenhuma, repito, nenhuma denúncia será ignorada, porém, é preciso cautela na distribuição de áudios e informações. Sei que o medo nos causa pavor, aflição, mas quando receber uma informação, mantenha a calma e tente apurar a veracidade da origem com fontes seguras, seja com os próprios educadores ou com a Polícia. Pais, fiquem calmos, mas peço novamente para que fiquem atentos a internet dos filhos”, alertou o prefeito.
O subcomandante do 16º BPM/I, Mário Siconeli falou sobre a atuação rotineira da Polícia Militar em rondas e visitas às escolas, destacando ainda a importância da ação conjunta dos poderes constituídos para buscar meios de manter a segurança e coibir que novas informações sem credibilidade sejam compartilhadas.