No último domingo, 02, a Caminhada do Amor marcou o início das ações que serão realizadas no “Mês de Sensibilização do Autismo”. Os eventos são realizados no mês que é marcado pelo Dia da Conscientização do Autismo e realizados pelo projeto “Luz Azul” e Prefeitura Municipal.
Na quarta-feira, 05, aconteceu na Universidade Brasil um encontro com picnic, brincadeiras, diversão, visita à biblioteca, tour pela Universidade e uma mesa com apoio médico aos pais. O evento foi promovido Liga Acadêmica de Autismo em parceria com o Luz Azul.
O próximo evento está marcado para o dia 18 de abril, às 19h30, no Teatro Municipal e será uma palestra com a especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Josilda Lima que irá abordar sobre o método ABA - Applied Behavior Analysis – no tratamento dos autistas. No dia 23 de abril a responsável pelo Projeto Luz Azul, advogada e especialista em Direitos dos Autistas, Ana Albuquerque irá palestrar sobre os direitos dos autistas e suas famílias.
O encerramento do “Mês de Sensibilização do Autismo” irá acontecer no dia 28, às 9h, no auditório da Universidade Brasil. A abertura será realizada pelo grupo Criajunto com o show “Gentileza é Moleza Especial Autismo”. Barbara Virgínia, idealizadora do grupo, é musicoterapeuta, especialista em neurociências com ênfase em música e atua no tratamento de autistas. A primeira palestra será com a neuropediatra Drª Regina Albuquerque, que possui vasta experiência no tratamento dos autistas na região e irá abordar o tema: “O Diagnóstico do TEA – Transtorno do Espectro Autista”. Para encerrar, a psiquiatra renomada que atua no tratamento de autistas, Drª Simone Secco da Rocha irá falar sobre a doença no ponto de vista psiquiátrico.