Música de luto: Morre Quintino, da dupla com Quirino

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Música de luto: Morre Quintino, da dupla com Quirino

A música de Fernandópolis está de luto. Morreu Miguel Ferreira de Souza, o Quintino, 84 anos, que formava dupla com o irmão João Ferreira de Souza, o Quirino. Eles aprenderam a cantar aos 8 anos e aos 15, como Irmãos Ferreira, ganharam o concurso musical organizado pelo locutor Mauro André na Rádio Cultura. Ganharam como prêmio a gravação de um disco de 78 rotações.

Nascia ali, na década de 60, a dupla Quintino (o Miguel) e Quirino (o João), a representação viva da cultura sertaneja raiz de Fernandópolis e região. Em 1964, explodiram com as músicas “Pagode 15” e “Minha Esperança”. Com a grande repercussão de suas músicas, foram convidados pela dupla Vieira e Vieirinha para fazer teste na Gravadora Continental e em 1975 gravaram o primeiro LP pela gravadora. Passados mais de 60 anos, os irmãos de Brasitânia, filhos de Quirino Luiz Ferreira e Rita Cândida de Jesus, buscam na música a energia para tocar a vida. Gravaram 8 Lps e 2 CDs.

Cantam Fernandópolis e se orgulham de serem os maiores cantadores de Reis do Brasil reconhecidos com o Diploma ‘Os Grandes Mestres da Folia de Santos Reis’ outorgado em 2005, durante o 4º Encontro de Companhias de Reis em Alberto Moreira, Distrito de Barretos.

Quintino e Quirino foram inseparáveis durante a vida como dupla sertaneja. Tanto que moram em propriedades rurais uma ao lado da outra em Brasitânia (os sítios Santa Rita e Santos Reis). A última aparição pública ocorreu em no dia 6 de janeiro, quando gravaram entrevista para a Rádio Difusora FM para falar do Dia de Santos Reis, tradição que fizeram questão de preservar até os dias atuais.

Em janeiro de 2018, a dupla contou sua história em entrevista ao jornal CIDADÃO.

O velório iniciou às 13 e segue até às 23 horas no Velório Municipal. Reinicia amanhã às 6 horas da manhã. O sepultamento está marcado para às 8 horas no Cemitério da Consolação. 

Quintino (esquerda) e Quirino durante entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM no último dia 6 de janeiro  Dia de Santos Reis 

Quintino e Quirino na entrevista ao CIDADÃO em 2018

Capa do disco lançado pela dupla com músicas de Folia de Reis. Na foto, o pai da dupla é quem segura a bandeira de Reis