Perto de 100%, Água Vermelha atinge a segunda melhor marca em 10 anos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Perto de 100%, Água Vermelha atinge a segunda melhor marca em 10 anos

O reservatório de Água Vermelha atingiu esta semana sua segunda melhor marca em 10 anos. A régua do reservatório marcou 94,67% do volume útil para geração de energia na quinta-feira, 16. A melhor marca no período foi em março de 2016, quando o reservatório atingiu a cota de 99,25%.
Com o reservatório cheio desde janeiro, a operadora da Usina de Água Vermelha, a AES Brasil vem realizando a abertura das comportas. O procedimento denominado dinâmica de movimentação (abertura e fechamento) é um protocolo comum em períodos chuvosos. Essa movimentação ocorre desde meados de janeiro. 
No ano passado, em março, Água Vermelha operava com volume em 54,59%. Em março de 2021, o nível estava em 14,89%, o pior índice no período de 10 anos. 
No sistema Rio Grande, que engloba quatro usinas, Água Vermelha acumula o segundo maior volume, atrás apenas de Furnas com 97,22.  Mascarenhas de Moraes aparece com 92,94%. A usina de Marimbondo que fica antes de Água Vermelha estava com 89,28% nesta semana. A Usina de Ilha Solteira, já no Rio Paraná formado pelos rios Grande e Paranaíba, está com 81,39% do volume útil.
No período de dez anos, conforme histórico do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico – o reservatório chegou a enfrentar severa crise hídrica do sistema, chegando ao pior nível em novembro de 2021 com apenas 1,62% do volume útil.
Para explicar, o volume útil é o efetivamente destinado à operação da Usina, ou seja, para a geração de energia. O reservatório ainda conta com o chamado “volume morto” que corresponde à parcela do volume total do reservatório inativa compreendido abaixo do nível mínimo operacional.
Com os reservatórios cheios em todo o Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica vem mantendo a bandeira verde sem cobrança extra na conta de luz do consumidor.