Setenta dias após da posse do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), enfim, os 94 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Seráa última vez que os deputados paulistas tomam posse em 15 de março. Deputados eleitos em 2026, tomarão posse no dia 1º de fevereiro de 2027, assim como ocorre em outras Assembleias Legislativas do país e no Congresso Nacional. Isso graças a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovado em Plenário em 2019.
No plano geral, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem a maior bancada, com 19 parlamentares. O PT tem 18 deputados e, como formou federação com o PC do B e o PV, terá um parlamentar a mais no grupo que promete fazer oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Atual presidente da Assembleia, Carlão Pignatari (PSDB), deixará o posto que ocupou durante dois anos. Acordos já firmados na Alesp apontam que o deputado André do Prado (PL) será o novo presidente. A eleição da nova Mesa Diretora ocorre logo depois da posse, marcada para as 15h.