A Delegacia de Defesa da Mulher de Fernandópolis já está funcionando na sede reformada e ampliada desde o início do mês. A delegada Sarah Marques de Souza já despacha no prédio novinho em folha, junto com a equipe da DDM, aguardando apenas a confirmação da data de inauguração do prédio, o que deve ocorrer nos primeiros dias de março.
Em entrevista à Rádio Difusora FM nesta sexta-feira, 17, a delegada falou dessa nova fase da DDM. “O prédio foi reformado e ampliado e está todo equipado para um atendimento humanizado para quem busca a delegacia bem como para a nossa equipe de trabalho. Temos salas para os escrivães, cartório central, setor de investigação. Hoje temos um prédio muito bem equipado para nosso trabalho”, disse a delegada. A novidade é a Sala Lilás de acolhimento às vítimas e familiares que chegam muitas vezes com crianças. "Então essa sala oferece um atendimento humanizado”, acrescenta.
Por conta de problemas estruturais no prédio, a DDM precisou deixar o prédio na Rua Rua Maria Batista, entre o Tribunal de Contas, 1ª Companhia da Policia Militar e Paço Municipal e ser alocada em um prédio alugado no bairro Coester. Isso desde 2019. A reforma e ampliação da DDM recebeu investimento de R$ 1,2 milhão.
De acordo com a delegada, a DDM funciona com expediente ao público de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, mas qualquer registro de ocorrência fora do expediente pode ser feito no Plantão Policial. A delegacia também recebe denúncias disk 100 e ligue 180, tanto de vítimas, quanto de familiares e vizinhos que tenham conhecimento de alguma violência doméstica contra mulheres, crianças e idosos.