CCZ anuncia que vacinação contra raiva vai chegar a todos os bairros e Brasitânia

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CCZ anuncia que vacinação contra raiva  vai chegar a todos os bairros e Brasitânia

O CCZ - Centro de Controle de Zoonoses – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, anuncia campanha de vacinação antirrábica em Fernandópolis. A vacinação de rotina no CCZ foi suspensa pela baixa procura e para evitar desperdício de doses. A decisão foi por levar a campanha para regiões da cidade e imunizar o maior número de cães e gatos.
A região sul da cidade será a primeira a receber a equipe da CCZ para a vacinação dos animais no dia 11 de março, das 9 às 16 horas, na Escola José Belúcio no bairro CAIC,  
Em entrevista à Rádio Difusora FM, a veterinária e coordenadora do CCZ Daiane Fazzio, confirmou que a proposta é levar a vacinação para todas as regiões da cidade e o Distrito de Brasitânia.
A campanha inicia pela região sul pela quantidade de animais, quantidade de doses em estoque e pelo trabalho que o Centro de Zoonoses já realiza na área por conta da Leishmaniose. 
Ela explicou que suspendeu a vacinação no CCZ para evitar perda de doses. “Cada frasco de vacina tem 25 doses e a procura era baixa com perda de doses. Por isso decidimos realizar campanhas pontuais nos bairros. Conforme formos recebendo doses vamos divulgando as datas para novas campanhas”, disse
A coordenadora afirmou que Fernandópolis não tem casos de raiva em animais, mas a campanha é importante para manter a cidade como área livre da doença. 
Para a vacinação no dia 11, o CCZ informou por meio de nota que serão vacinados cães saudáveis a partir de 4 meses e gatos saudáveis a partir de 6 meses. Animais doentes, em tratamento ou em recuperação cirúrgica não devem ser vacinados.
No dia da vacinação: os animais devem ser transportados com segurança, evitando acidentes; cães bravos devem usar focinheira; os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas ou similares; água e alimentação devem ser oferecidas normalmente; as seringas e agulhas são descartáveis, e a vacinação é gratuita.
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. 
A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.