Sabesp implanta adutora para interligar sistema de abastecimento de água e reduzir riscos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Sabesp implanta adutora para interligar sistema de abastecimento de água e reduzir riscos

A realização da obra de revitalização da Avenida Expedicionários Brasileiros para alargamento das pistas, fez a Sabesp antecipar obra de implantação de uma adutora para interligação do sistema de abastecimento de água da cidade e reduzir riscos. “Aproveitamos a oportunidade da obra de mobilidade urbana que a prefeitura está fazendo para implantar a adutora que vai interligar o Poção IV, da Avenida Augusto Cavalin, ao sistema de reservação central”, explicou André Cavalini, gerente de Divisão da Sabesp em entrevista à Rádio Difusora FM. 
A obra da Sabesp que é executada pela equipe própria da empresa, anda na frente da revitalização que é empreitada a construtora Engerb. “Vamos um quarteirão na frente, para uma obra não atrapalhar a outra e com isso reduzirmos o impacto na Avenida”, disse Cavalini.
A nova adutora começou no cruzamento da Rua Sergipe e vai se estender até o viaduto da Avenida Expedicionários onde será interligada ao trecho já implantado na época da duplicação da Rodovia. São cerca de 1,2 km utilizando tubos de 300 mm de diâmetro. 
Quando a adutora estiver interligada ao sistema vai permitir que a água do Poçao IV também contribua para o abastecimento da região central beneficiando uma população de 30 mil pessoas. “Hoje, a área central é abastecida pelos Poções I e III, o que representa 65% do abastecimento. Com a interligação conseguimos baixar para 35% a dependência do sistema e isso dá mais tranquilidade. Minimiza também eventual impacto no abastecimento da zona norte da cidade”, comentou o gerente. 
Cavalini também adiantou que a Sabesp avança para colocar o Poção V, já perfurado, para atender a zona sul da cidade. A empresa já realiza licitação para construção de dois reservatórios, um apoiado e outro elevado, para atender a demanda.