Números da Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgados na quinta-feira, 27, fechando o balanço do ano de 2022, mostram que a maioria dos registros fechou o ano em alta em Fernandópolis. Além de triplicar o número de homicídios dolosos, as mortes por acidentes de trânsito aumentaram 62% e os furtos, 31%. Fernandópolis seguiu uma tendência regional que também registrou alta nos principais delitos.
De acordo com os dados divulgados, Fernandópolis fechou 2022 com o registro de 642 furtos, aumento de 31% na comparação com ano anterior que registrou 488 ocorrências. O furto contra patrimônio está muito ligado segundo a Polícia ao tráfico de drogas. Houve também aumento de 4,7% nos casos de furtos de veículos. Pulou de 42 em 2021 para 44 no ano passado. Os casos de roubos, permaneceu estável. Mesmo número de ocorrências, 24, em 2022 e 2021.
Os casos de estupros apresentaram alta de 10%. Foram 33 casos no ano passado contra 30 no ano anterior.
Nos chamados crime contra a vida, Fernandópolis viu triplicar os casos de homicídio doloso. Passou de um caso em 2021 para quatro registros no ano passado, nos meses de janeiro, março, julho e setembro. E, após alguns anos, a cidade voltou a registrar um crime de latrocínio, roubo seguido de morte, no mês de abril.
TRANSITO
No trânsito, o número de mortes aumentou 62% no ano passado. Foram 13 mortes, quatro delas só em abril, o mês mais letal, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Depois aparecem os meses de maio, setembro e novembro com dois casos cada. Janeiro, março e junho, um caso cada.
Em 2021, foram registrados 8 acidentes fatais em Fernandópolis. Grande parte dos acidentes tem como vítimas motociclistas.
No ano passado, a cidade voltou a registrar homicídio doloso por acidente de trânsito, definido pela legislação como sendo aquele no qual o motorista assume o risco de matar uma pessoa ao dirigir em alta velocidade, por exemplo. O caso de Fernandópolis ocorreu em julho na Avenida Augusto Cavalin e, de acordo com a Polícia Militar na época, um carro estava parado na via, com pane mecânica e pisca alerta ligado, quando foi atingido por outro veículo em alta velocidade, ocupado pela vítima, motorista e três passageiros. Com o impacto da colisão, o carro que bateu no veículo estacionado rodou diversas vezes, e as pessoas foram arremessadas.
PRISÕES
De acordo ainda com o relatório da Secretaria da Segurança Pública, no ano passado foram efetuadas 198 ocorrências por tráfico de drogas e 79 por porte de drogas. Foram presas em flagrante 390 pessoas e outras 265 por mandado judicial. Foram apreendidos 10 menores por mandado judicial e 53 em flagrante. A Polícia registrou 334 autos de flagrantes.
Um total de 30 veículos furtados foram recuperados. e abertos 1.017 inquéritos policiais.