“Fui surpreendido positivamente”, diz presidente do sindicato dos servidores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Fui surpreendido positivamente”, diz presidente do sindicato dos servidores

Convocado para uma reunião na manhã de segunda-feira, 16, para discutir a correção salarial dos servidores públicos municipais da administração direta e indireta, o presidente do sindicato Claudinei Senha chegou ao Paço Municipal preparado. Na memória, a traumática negociação do ano passado, quando precisou envolver fortemente a Câmara na defesa dos servidores. Desta vez, contudo, ele foi “surpreendido positivamente” como ele mesmo contou em entrevista na Rádio Difusora FM.

Senha relatou que em dezembro já havia encaminhado ao Executivo o pedido para reajuste salarial dos servidores. Na pauta, a reposição da inflação do ano e mais 4% de compensação de perdas sofridas durante os dois anos de pandemia em que os servidores ficaram sem reajuste por conta de determinação federal.

Ao abrir a reunião e dizer que faria um comunicado, o presidente do sindicato diz que notou que havia algo diferente no ar. “A gente vinha de uma negociação traumática no ano passado. Estávamos preparados para um não, no máximo a inflação”, disse.

“Fiquei sem palavras e precisei mudar o discurso que já estava pronto. Fui surpreendido e positivamente”, relatou.

O prefeito André Pessuto anunciou a correção salarial para os cerca de 2,4 mil servidores do município de 11%: 5,93% da inflação e 5,07% de compensação de perdas passadas. “Foi mais do que pedimos”, disse Senha.

Pessuto também anunciou aumento para o vale alimentação e do limitador que era de R$ 4 mil e passou para R$ 4.440,00. Assim, quem ganha até o valor do limitador recebe vale de 400 reais. Acima, o vale será de 300.

O salário corrigido em 11% e o vale alimentação já serão pagos no salário de janeiro que é pago até o quinto dia útil de fevereiro.

“Isso irá impactar positivamente na economia local, principalmente no comércio. Com responsabilidade e seriedade estamos fazendo história”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.

O presidente da Câmara João Pedro Siqueira lembrou que a decisão do prefeito não é politicagem em véspera de eleição, já que Pessuto não é candidato na próxima eleição.  “Ao meu ver mostra o seu respeito com todos os servidores municipais, além de bom senso e justiça”.

Satisfeito com o anuncio, Senha até brincou que, pela primeira vez, o prefeito conseguiu calar o sindicalista.

SESSÃO EXTRA

A Câmara já marcou para terça-feira, 24, às 12 horas sessão extraordinária para votar o projeto do Executivo que foi protocolado esta semana no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim. Será a primeira sessão a ser comandada pelo novo presidente João Pedro Siqueira.

De acordo com o presidente, há discussão para eventual inclusão de outros projetos na ordem do dia que deve ser fechada na segunda-feira.

Confira abaixo a entrevista na íntegra com o presidente do sindicato Claudinei Senha para a rádio Difusora FM.